Polícia Tolerância Zero
Celulares e drogas são apreendidos dentro da maior penitenciária de MT
Entre outubro e novembro, mais de 270 celulares foram encontrados nas celas da PCE. Nessa segunda-feira (16) também foram apreendidos aparelhos no Centro de Ressocialização Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande.
18/12/2024 09h27
Por: Redação Fonte: G1 MT
21 aparelhos celulares são apreendidos na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá — Foto: Sesp

Equipes da Polícia Penal apreenderam 21 aparelhos celulares na Penitenciária Central do Estado (PCE), localizada no Bairro Pascoal Ramos, em Cuiabá, durante ações realizadas nessa segunda e nesta terça-feira (16 e 17).

Durante a fiscalização, concentrada nos raios dois e seis, também foram encontrados 13 porções de drogas. Entre outubro e novembro, mais de 270 celulares foram aprendidos nas celas da penitenciária.

 

Em novembro, durante a apreensão de 86 celulares na maior penitenciária do estado, somente em uma das celas, foram encontrados 32 aparelhos, o que, segundo a polícia, levantou suspeita de que o local era utilizado como uma espécie de assistência técnica para a unidade.

Ainda na segunda-feira, policiais apreenderam cinco celulares, cinco carregadores completos, três fones de ouvido, 10 porções de maconha e 10 de cocaína no Centro de Ressocialização Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá.

Continua após a publicidade

Mais dois aparelhos foram encontrados durante buscas na Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, na capital.

 

Continua após a publicidade

Operação Tolerância Zero

 

Continua após a publicidade
 

A operação segue o pacote de medidas do programa 'Tolerância Zero ao Crime Organizado', lançado pelo Governo de Mato Grosso, em novembro. Durante o evento, foi anunciada uma série de medidas para intensificar o combate às facções criminosas no estado, entre elas estão a criação de quatro delegacias e a convocação de mais de 300 servidores para atuar na Segurança.

Uma das principais iniciativas debatidas foi a criação da Secretaria de Justiça (Sejus-MT). O projeto deve ser encaminhado para aprovação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A nova pasta, que terá papel estratégico no combate ao crime organizado, deve ser comandada pelo delegado Vitor Hugo, segundo o comunicado do governador Mauro Mendes (União Brasil).

Até 2019, Mato Grosso tinha a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). No entanto, em janeiro daquele ano, Mendes sancionou uma reforma administrativa, extinguindo nove secretarias e deixando apenas 16 órgãos de primeiro escalão na administração direta. Desde então, todas as questões relacionadas à segurança ficaram sob responsabilidade da Sesp-MT.