Câmara dos Deputados Câmara
Projeto permite que produtor familiar endividado participe do Programa de Aquisição de Alimentos
Parte do valor pago ao produtor no programa será direcionado ao pagamento da dívida; a Câmara dos Deputados discute a proposta
08/04/2025 14h51
Por: Redação Fonte: Agência Câmara

O Projeto de Lei 382/25 permite que produtores familiares com dívidas com a União, ainda que inscritas em dívida ativa, participem do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O programa compra alimentos da agricultura familiar com dispensa de licitação.

A proposta está em análise na Câmara dos Deputados.

De acordo com o texto, até 75% do valor pago ao produtor será direcionado à amortização da dívida.

Atualmente, só o produtor com situação cadastral regular junto aos órgãos federais, como o Ministério da Agricultura e a Receita Federal, pode vender alimentos para o PAA.

Reabilitação
O deputado João Daniel (PT-SE), autor do projeto, afirma que a medida visa reabilitar os produtores familiares endividados. Segundo ele, a dívida pode levá-los a abandonar as atividades, com impacto negativo na economia local e na segurança alimentar.

“Isso afeta os produtores e as comunidades rurais como um todo, resultando em desemprego e migração para áreas urbanas”, disse Daniel.

Continua após a publicidade

Próximos passos
O projeto será analisado em caráter conclusivo nas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Continua após a publicidade