Após a elaboração de estudos técnicos, tratativas com os gestores municipais e a realização de consultas públicas com moradores de áreas nos limites territoriais entre Santo Antônio de Leverger e Campo Verde, o Projeto de Lei nº 1.783/2024 , de autoria da Comissão de Revisão Territorial dos Municípios e das Cidades da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares, nesta quarta-feira (9), durante sessão plenária. O deputado estadual Wilson Santos (PSD) comemorou a decisão, que atende à vontade da maioria das comunidades envolvidas na transição para o município campoverdense.
Segundo o parlamentar, a medida faz parte de um acordo firmado com o prefeito de Santo Antônio de Leverger, Alexandre Lopes (UB), e a prefeita de Campo Verde, Francieli Magalhães (PSB). Ele acrescenta que com, a aprovação do projeto, o próximo passo da Assembleia Legislativa será a assinatura de um convênio com o Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), a fim de acelerar as definições compensatórias para Santo Antônio de Leverger. “Esse acordo com a prefeita envolve a área do Hospital Júlio Muller, a devolução do Morro de Santo Antônio e do distrito de Mimoso, além de manter os dois pedágios da BR-364/163 sob administração de Santo Antônio de Leverger. Atualmente, o município arrecada mais de R$ 100 milhões por ano, enquanto Campo Verde ultrapassa os R$ 400 milhões”, explicou.
Wilson Santos afirmou que já havia garantido seu voto favorável ao projeto, em respeito ao anseio popular expresso nas audiências públicas e nas visitas realizadas às comunidades. “Garanti o meu voto conforme a vontade do povo. Em outras duas ocasiões, a prefeitura de Santo Antônio de Leverger impediu a mudança das áreas e teve decisões favoráveis na Justiça. Desta vez, ela estabeleceu condicionantes. Conduzimos o processo rumo ao entendimento e uma parte já foi concluída. Agora, é preciso garantir as compensações e devoluções. Vamos acelerar os trabalhos junto ao Intermat e outros órgãos competentes para apresentarmos o projeto e devolver as áreas históricas ao município, que é conhecido como a cidade natal de Marechal Cândido Rondon”, explica.
As comunidades de Santo Antônio de Leverger que serão transferidas para Campo Verde estão localizadas a mais de 120 km do centro urbano da cidade, enquanto a distância até Campo Verde é de aproximadamente 50 km, sendo: Santo Antônio da Fartura, Mata-Mata, Bom Jardim, Córrego do Ouro, Bigorna, Pedra Branca, Abolição Bonfim, Serrana, Vale Abençoado, Formiga e São Vicente.
Mín. 22° Máx. 32°