Cidades Destaques AMM
AMM encerra evento itinerante no Araguaia e amplia debate sobre demandas da região
Após dois dias de amplo debate sobre os desafios e oportunidades de desenvolvimento para a região Araguaia, a Associação Mato-grossense dos Municíp...
16/04/2025 16h39
Por: Redação Fonte: Associação Mato-grossense dos Municípios

Após dois dias de amplo debate sobre os desafios e oportunidades de desenvolvimento para a região Araguaia, a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) encerrou nesta quarta-feira (16), em São Félix do Araguaia, a terceira edição do programa AMM Itinerante, que contou com a participação de 13 municípios da região. 

O evento reuniu prefeitos, vereadores e técnicos em um amplo ciclo de palestras e atendimentos especializados sobre diversas áreas da gestão pública. Foram realizados mais de 100 atendimentos aos gestores e equipes, que receberam orientações sobre finanças, arrecadação, convênios, projetos, agricultura familiar, meio ambiente, legislações, entre outros temas. 

Foto: Reprodução/Associação Mato-grossense dos Municípios

O encontro também possibilitou o debate sobre as principais demandas da região, com destaque para investimentos em infraestrutura e recuperação de rodovias, necessários para 
proporcionar uma melhor qualidade de vida para a população das 13 cidades, que somam cerca de 120 mil habitantes. 

O presidente da AMM, Leonardo Bortolin, fez um balanço positivo do evento, que aproximou a instituição dos municípios, encaminhou demandas regionais e fortaleceu as gestões locais. “Foram dois dias muito produtivos que possibilitaram uma maior integração com os prefeitos e as equipes das prefeituras. As orientações vão resultar em melhoria na arrecadação dos municípios, auxílio na captação de recursos, na elaboração de propostas técnicas junto ao governo federal, medidas que vão impactar a vida dos cidadãos mato-grossenses”, frisou. 

Os gestores do Araguaia também destacaram o alcance institucional do evento, que contou com vários parceiros. “É muito importante ter essa proximidade com a AMM porque a nossa região é muito distante da capital e temos dificuldade para levar a equipe para Cuiabá. Essa  oportunidade auxilia muito na gestão e ficamos muito felizes com esse apoio a associação”, disse o prefeito de Porto Alegre do Norte, Carlos Tomazetto. 

Continua após a publicidade

O prefeito de Alto Boa Vista, José Pereira Maranhão, também ressaltou a importância da iniciativa. “É uma grande honra receber a AMM aqui no Araguaia. Tenho certeza que essa iniciativa  vai contribuir para  a região ser cada vez mais bem atendida. A instituição tem contribuído muito para  o desenvolvimento de Alto Boa Vista, com projetos e orientações em diversas áreas.   A associação está sempre resolvendo as nossas necessidades”, frisou.

Participaram do encontro representantes de Alto Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia, Canabrava do Norte, Confresa, Luciara, Novo Santo Antônio, Porto Alegre do Norte, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, São José do Xingu, Serra Nova Dourada e Vila Rica. As cidades integram os Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento Econômico Araguaia e Norte Araguaia.

Continua após a publicidade

Foto: Reprodução/Associação Mato-grossense dos Municípios

Próximas edições – A próxima edição do AMM Itinerante está prevista para junho e até o fim do ano estão programados mais quatro eventos. Os primeiros encontros foram realizados no ano passado, em Araputanga (região Oeste) e Matupá (Norte). 
O programa é uma iniciativa que promove o fortalecimento da gestão pública municipal por meio da descentralização do atendimento da instituição, aproximando prefeitos e gestores de orientações técnicas e soluções inovadoras. 

Parceiros –O programa AMM Itinerante tem a parceria do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil. (Sicoob), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat), Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager), Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Departamento de Trânsito de Mato Grosso (Detran), Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Assembleia Legislativa, Defensoria Pública, Ministério Público, Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), entre outros.