Municípios da região Noroeste de Mato Grosso estão reunidos em Juína, a 730 quilômetros da capital, para a quarta edição do Programa AMM Itinerante, que teve início nesta quarta-feira (16). O evento é realizado pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) em parceria com a prefeitura anfitriã e os consórcios Vale do Juruena, Arinos e Teles Pires. Cerca de 150 pessoas participam deste primeiro dia do encontro, que segue até quinta-feira (17), na faculdade Ajes.
Na abertura oficial, o presidente da AMM, Leonardo Bortolin, destacou que o objetivo da iniciativa é interiorizar a atuação da associação, levando informação, capacitação técnica e serviços essenciais aos municípios, especialmente os mais distantes. “Essa iniciativa fortalece o debate sobre o desenvolvimento regional e aproxima os gestores públicos de importantes instituições parceiras, como o TRE, a Defensoria Pública e a JUCEMAT que estarão nessa edição. Muitas vezes os secretários municipais não têm acesso facilitado a esse suporte técnico e o projeto proporciona justamente essa conexão, promovendo troca de experiências, entrosamento e fortalecimento da gestão local”, assinalou.
O prefeito de Juína, Paulo Veronese, destacou que o AMM Itinerante é um marco histórico para os municípios da região e para a associação. “A presença da AMM fora da capital, conhecendo de perto nossas realidades e desafios, tem gerado uma repercussão extremamente positiva, ao oferecer informação, capacitação e apoio técnico aos gestores e suas equipes. Essa proximidade tem feito a diferença no fortalecimento das administrações locais. A união entre os prefeitos, incentivada por essa iniciativa, tem promovido a troca de experiências e impulsionado o crescimento dos municípios, valorizando ainda mais o papel da AMM no desenvolvimento regional”, ressaltou.
O prefeito de Rondolândia, José Guedes, que integra a diretoria da AMM, disse que a interiorização das atividades e dos atendimentos técnicos é um dos compromissos da atual gestão da entidade. “Estamos cumprindo aquilo que nos propusemos a fazer, que é levar a AMM para mais perto dos municípios, especialmente os mais distantes, com políticas públicas, informação qualificada e suporte técnico, promovendo uma gestão mais eficiente e integrada em todo o estado”, ressaltou.
Além de prefeitos, vereadores e equipes técnicas das prefeituras da região, participaram da abertura do evento representantes da Defensoria Pública, Desenvolve MT, Junta Comercial, entre outros órgãos e instituições.
Programação -A programação contempla uma série de palestras sobre temas relevantes da administração pública, conduzidas por especialistas de instituições como o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), Desenvolve MT, Defensoria Pública, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), Sebrae, Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat), entre outras. Os participantes também terão acesso a salas técnicas de atendimento, com orientações sobre contabilidade, receitas, gestão de sistemas, projetos, agricultura familiar, entre outros assuntos estratégicos para as prefeituras.
Municípios participantes– Os municípios que participam dessa edição são os seguintes: Alta Floresta, Apiacás, Aripuanã, Carlinda, Castanheira, Colniza, Cotriguaçu, Juara, Juína, Juruena, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde, Novo Horizonte do Norte, Paranaíta, Porto dos Gaúchos, Rondolandia, Sapezal e Tabaporã.
Principais demandas- As demandas históricas do Noroeste de Mato Grosso estão centradas na infraestrutura, especialmente em relação à pavimentação e à melhoria das estradas. A saúde também tem se destacado como demanda crescente na região, que tem enfrentando maior dificuldade devido à distância da capital, que concentra os principais serviços de referência. Um dos objetivos do encontro é identificar os desafios regionais, discutir soluções, construir alternativas e encontrar novas alternativas que permitam melhorar o acesso à saúde e outros fatores de desenvolvimento regional.
Atuação descentralizada- O programa AMM Itinerante teve início em 2024 e já percorreu três regiões de Mato Grosso. A primeira edição foi realizada em Araputanga, a 340 km de Cuiabá, em março do ano passado, e contou com a participação de 21 municípios da região Oeste. Em junho, foi a vez de Matupá, a 700 km da capital, sediar o evento, que reuniu representantes de 11 prefeituras do Norte mato-grossense. Em abril de 2025 o evento foi realizado em São Félix do Araguaia, a 1.200 km da capital, reunindo gestores de 13 municípios da região Araguaia. Em todos os encontros, a associação ofereceu serviços especializados e proporcionou trocas de conhecimento fundamentais para o avanço dos municípios.
Mín. 15° Máx. 34°