Cidades Destaques AMM
AMM Itinerante chega ao Noroeste de MT para reforçar capacitação e integração regional
Municípios da região Noroeste de Mato Grosso estão reunidos em Juína, a 730 quilômetros da capital, para a quarta edição do Programa AMM Itinerant...
16/07/2025 14h23
Por: Redação Fonte: Associação Mato-grossense dos Municípios

Municípios da  região Noroeste de Mato Grosso estão reunidos em Juína, a 730 quilômetros da capital, para a quarta edição do Programa AMM Itinerante, que teve início nesta quarta-feira (16). O evento é realizado pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) em parceria com a prefeitura anfitriã e os consórcios Vale do Juruena, Arinos e Teles Pires. Cerca de 150 pessoas participam deste primeiro dia do encontro, que segue até quinta-feira (17), na faculdade Ajes.

Na abertura oficial, o presidente da AMM, Leonardo Bortolin, destacou que o objetivo  da iniciativa é interiorizar a atuação da associação, levando informação, capacitação técnica e serviços essenciais aos municípios, especialmente os mais distantes. “Essa iniciativa fortalece o debate sobre o desenvolvimento regional e aproxima os gestores públicos de importantes instituições parceiras, como o TRE, a Defensoria Pública e a JUCEMAT que estarão nessa edição. Muitas vezes os secretários municipais não têm acesso facilitado a esse suporte técnico e o projeto proporciona justamente essa conexão, promovendo troca de experiências, entrosamento e fortalecimento da gestão local”, assinalou.

Foto: Reprodução/Associação Mato-grossense dos Municípios

O prefeito de Juína, Paulo Veronese, destacou que o AMM Itinerante é um marco histórico para os municípios da região e para a associação. “A presença da AMM fora da capital, conhecendo de perto nossas realidades e desafios, tem gerado uma repercussão extremamente positiva, ao oferecer informação, capacitação e apoio técnico aos gestores e suas equipes. Essa proximidade tem feito a diferença no fortalecimento das administrações locais. A união entre os prefeitos, incentivada por essa iniciativa, tem promovido a troca de experiências e impulsionado o crescimento dos municípios, valorizando ainda mais o papel da AMM no desenvolvimento regional”, ressaltou.

Foto: Reprodução/Associação Mato-grossense dos Municípios

O prefeito de Rondolândia, José Guedes, que integra a diretoria da AMM, disse que a interiorização das atividades e dos atendimentos técnicos é um dos compromissos da atual gestão da entidade. “Estamos cumprindo aquilo que nos propusemos a fazer, que é levar a AMM para mais perto dos municípios, especialmente os mais distantes, com políticas públicas, informação qualificada e suporte técnico, promovendo uma gestão mais eficiente e integrada em todo o estado”, ressaltou.

Continua após a publicidade

Além de prefeitos, vereadores e equipes técnicas das prefeituras da região, participaram da abertura do evento representantes da Defensoria Pública, Desenvolve MT, Junta Comercial, entre outros órgãos e instituições.

Programação -A programação contempla uma série de palestras sobre temas relevantes da administração pública, conduzidas por especialistas de instituições como o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), Desenvolve MT, Defensoria Pública, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), Sebrae, Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat), entre outras. Os participantes também terão acesso a salas técnicas de atendimento, com orientações sobre contabilidade, receitas, gestão de sistemas, projetos, agricultura familiar, entre outros assuntos estratégicos para as prefeituras.

Continua após a publicidade

Municípios participantes– Os municípios que participam dessa edição são os seguintes: Alta Floresta, Apiacás, Aripuanã, Carlinda, Castanheira, Colniza, Cotriguaçu, Juara, Juína, Juruena, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde, Novo Horizonte do Norte, Paranaíta, Porto dos Gaúchos, Rondolandia, Sapezal e Tabaporã.

Foto: Reprodução/Associação Mato-grossense dos Municípios

Principais demandas- As demandas históricas do Noroeste de Mato Grosso estão centradas na infraestrutura, especialmente em relação à pavimentação e à melhoria das estradas. A saúde também tem se destacado como demanda crescente na região, que tem enfrentando maior dificuldade devido à distância da capital, que concentra os principais serviços de referência. Um dos objetivos do encontro é identificar os desafios regionais, discutir soluções, construir alternativas e encontrar novas alternativas que permitam melhorar o acesso à saúde e outros fatores de desenvolvimento regional.

Atuação descentralizada- O programa AMM Itinerante teve início em 2024 e já percorreu três regiões de Mato Grosso. A primeira edição foi realizada em Araputanga, a 340 km de Cuiabá, em março do ano passado, e contou com a participação de 21 municípios da região Oeste. Em junho, foi a vez de Matupá, a 700 km da capital, sediar o evento, que reuniu representantes de 11 prefeituras do Norte mato-grossense. Em abril de 2025 o evento foi realizado em São Félix do Araguaia, a 1.200 km da capital, reunindo gestores de 13 municípios da região Araguaia. Em todos os encontros, a associação ofereceu serviços especializados e proporcionou trocas de conhecimento fundamentais para o avanço dos municípios.