Cidades SORRISO
Município sediou curso de Certificação de Cães de Busca, Resgate e Salvamento
O município de Sorriso sediou entre os dias 04 a 06 de junho o curso de Certificação de Cães de Busca, Resgate e Salvamento - etapa Centro-Oeste, p...
07/06/2024 17h18
Por: Redação Fonte: Associação Mato-grossense dos Municípios

O município de Sorriso sediou entre os dias 04 a 06 de junho o curso de Certificação de Cães de Busca, Resgate e Salvamento - etapa Centro-Oeste, promovido pela Ligabom (Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil). O curso contou com a participação de 12 binômios (definição entre o cão e o seu condutor), sendo que 10 deles alcançaram a certificação.

O processo de certificação nacional é formado por cinco tipos de provas que variam entre testes de obediência e simulados práticos até a localização de restos mortais de eventuais vítimas.

O certificado atesta que o animal tem as qualidades necessárias para atuar em ocorrências envolvendo pessoas perdidas em matas e florestas; soterradas após desabamentos ou em deslizamentos de terra oriundos de desastres naturais ou antrópicos, provocados pelo homem.

Durante a solenidade de entrega de certificações, que aconteceu nesta quinta-feira (06), no auditório da cooperativa Sicredi, em Sorriso, o prefeito Ari Lafin reiterou o apoio do Município junto ao governo do Estado nas ações integradas de segurança pública.

“Segurança pública está entre nossas prioridades, e a conclusão do curso de certificação de cães é reflexo desse trabalho que engloba todas as instituições da área da segurança. O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso é uma referência quando o assunto é busca e resgate de vítimas de tragédias. Cito como exemplo a atuação desses valorosos homens e mulheres durante as recentes enchentes no querido estado do Rio Grande do Sul”, disse o prefeito ao relembrar da tragédia que atingiu 476 municípios e deixou ao menos 172 pessoas mortas.

As ações de buscas e resgates mobilizaram militares e voluntários de todo país, incluindo 11 bombeiros militares mato-grossenses que permaneceram por 30 dias no estado do Rio Grande do Sul.

Continua após a publicidade

“É claro que os entes públicos trabalham para evitar que os incidentes ocorram. Por outro lado, também precisamos estar preparados para lidar com catástrofes dessa natureza”, complementa o gestor.

“Os seguidos investimentos em capacitação tornaram Mato Grosso o estado com maior número de cães certificados do país. Também somos referência no que tange as ações de preservação ambiental e combate de incêndios florestais. Isso sempre com apoio de parcerias como essa mantida com o prefeito Ari Lafin e com o município de Sorriso”, assinala o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, coronel Alessandro Borges Ferreira.

Continua após a publicidade

 

Receberam as certificações os seguintes binômios:

2º Sargento Ultimo de Miranda e Lins e a cadela Malu

3º Sargento Fernando Gomes de Almeida e a cadela Meg

Soldado Rykaelle Ribeiro Vieira e a cadela Aira

Soldado Rafael Barretes de França e a cadela Amora

Soldado Raphael Barbosa da Silva e a cadela Nalah

Soldado Ricardo Carvalho da Silva e a cadela Mera

Soldado Jetro Rodrigues de Oliveira e o cão Mari

Soldado Diego Lima Ciquini e o cão Ruquia

Soldado Rafael Afonso Gomes da Fonseca e o cão Bereta

Técnico de enfermagem Erik Oliveira Barboza e o cão Ralph

A solenidade de certificação também foi marcada por homenagens aos binômios; sargento Daiane da Rocha Ribeiro e a cadela Maya e soldado Thiago Silva Carvalho e a cadela Sky, pela atuação na força-tarefa de buscas e salvamentos no estado do Rio Grande do Sul.

Comunicação Social AMM
Responsável técnico: Hernandes Cruz / Jornalista MTB nº 2451/MT / Relações Públicas - Conrerp 6ª região nº 1782
Telefone: (65) 2123-1200 / (65) 65 9651-3855
E-mail: imprensa.amm.mt@gmail.com
Redes Sociais: instagram: amm.mt / Facebook: amm.matogrosso
Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3920 Cuiabá - Mato Grosso - CEP 78049-938