A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou na terça-feira (06), a Operação Cerco Verde, visando o combate a um grupo criminoso especializado em furtos de defensivos agrícolas no estado. A operação resultou em sete mandados de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão, além do sequestro de bens e valores no montante de R$ 1,2 milhão.
A organização criminosa atuava em diversas regiões de Mato Grosso e Goiás, com registros de crimes em municípios como Araguaiana, Ipiranga do Norte, Ribeirão Cascalheira, Canarana e Tapurah. A investigação da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) reuniu provas robustas da atuação da quadrilha, incluindo escutas telefônicas que revelam o planejamento e execução dos furtos, além da partilha dos lucros.
Entre os crimes comprovados, destacam-se três furtos ocorridos em 2021, em Ribeirão Cascalheira e Ipiranga do Norte, e um em dezembro de 2022, em Araguaiana. Em um dos casos, a quadrilha furtou defensivos avaliados em quase R$ 200 mil. A investigação também identificou que o grupo planejava abrir um negócio com o lucro dos furtos, utilizando o dinheiro para investir em uma oficina.
Sete integrantes do grupo foram identificados, incluindo um com extensa ficha criminal por crimes semelhantes em Mato Grosso do Sul e Goiás.
A GCCO continua a investigação para identificar outros possíveis envolvidos e determinar o alcance total das atividades criminosas do grupo.
Mín. 22° Máx. 31°