Um tremor de terra de magnitude 3,2 na Escala Richter foi registrado na madrugada da última quarta-feira (24), em Ribeirão Cascalheira, no estado de Mato Grosso. O evento, considerado de baixa intensidade, não causou danos e não foi sentido pela população local.
De acordo com a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), o tremor ocorreu às 4h42 da manhã, com epicentro a 14 km a nordeste do município. Apesar da baixa magnitude, o abalo sísmico foi registrado por estações sismográficas em todo o país.
Este foi o segundo tremor de terra registrado em Mato Grosso em 2024. No dia 29 de fevereiro, um abalo de magnitude 2,6 atingiu o município de Tabaporã.
Embora o tremor de Ribeirão Cascalheira tenha sido de baixa intensidade, o estado de Mato Grosso já foi palco de um dos maiores terremotos já registrados no Brasil. Em 1955, um abalo sísmico de magnitude 6,2 atingiu a região da Serra do Tombador, a 370 km ao norte de Cuiabá. O evento causou danos materiais e deixou alguns feridos.
O Serviço Geológico do Brasil (SGB) explica que a diferença entre terremoto e tremor de terra reside na magnitude do evento. Terremotos são abalos sísmicos de magnitude igual ou superior a 4,0 na Escala Richter, enquanto tremores de terra são aqueles com magnitude inferior a 4,0.
Terremotos são causados pelo movimento das placas tectônicas, que compõem a crosta terrestre. Quando essas placas se chocam, se afastam ou deslizam uma sobre a outra, liberam grande quantidade de energia, que se propaga em forma de ondas sísmicas.
A Escala Richter é um instrumento utilizado para medir a magnitude dos terremotos. Essa escala é logarítmica, o que significa que cada aumento de um ponto na escala representa um aumento de dez vezes na amplitude das ondas sísmicas.
O Brasil é considerado um país com baixo risco sísmico. No entanto, alguns terremotos de magnitude moderada podem ser sentidos no país, como o que atingiu Porto Alegre em 1994, provocado por um evento na Bolívia.
Embora não seja possível prever a ocorrência de terremotos, existem medidas que podem ser tomadas para minimizar os riscos em caso de um evento. É importante que as construções sejam feitas de acordo com as normas de segurança antisísmica e que a população esteja informada sobre os procedimentos a serem tomados em caso de um tremor de terra.