Diante de uma situação de urgência e emergência, quando alguém está tendo uma parada cardiorrespiratória ou com as vias aéreas obstruídas, o que fazer? Como identificar e agir rapidamente nesses casos? Com o objetivo de capacitar os profissionais de saúde que atuam em diferentes frentes de trabalho em Primavera do Leste é que surgiu a ideia dos treinamentos.
Mais de 150 trabalhadores da saúde já passaram pelas formações desde o início deste ano. São profissionais que atuam nas mais diversas áreas como a Atenção Primária à Saúde (APS), Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Clínica da Mulher, Clínica de Imagem, programa Melhor em Casa, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Núcleo de Saúde Mental e Unidade Descentralizada de Reabilitação (UDR). Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontólogos, técnicos de higiene bucal, fisioterapeutas e agentes comunitários de saúde compuseram as 6 turmas que já receberam as instruções.
“Quando acontece uma emergência, o paciente vai procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência e os profissionais de saúde que estão na ponta, que por vezes não tinham tanta vivência nessas emergências específicas, agora estão capacitados para identificar as ocorrências e agir da maneira correta”, pontuou o enfermeiro e coordenador do SAMU 192, Jean Carlos Sampaio.
A capacitação mais recente aconteceu nesta semana, nos dias 21 e 22 de outubro onde foram abordadas técnicas de desobstrução de vias aéreas nas situações de emergência, manejo de vias aéreas, protocolo de atendimento em parada cardiorrespiratória entre outros assuntos. Os treinamentos são uma iniciativa do SAMU 192 em conjunto com o Programa da Educação Permanente em Saúde do município e Núcleo de Segurança do Paciente de Primavera do Leste.
Jean Carlos explica que a formação é adaptada de acordo com a categoria profissional. “Se são médicos e enfermeiros, por exemplo, fazemos um curso mais avançado com assuntos como intubação, por exemplo. Além disso, as formações são gratuitas e não geram custos para o município nem para os participantes”, completou.
O cronograma municipal de Educação Permanente ainda prevê mais formações para esse ano, em que serão capacitados técnicos de enfermagem da APS e UPA. A ideia é que os psrticipantes repliquem o aprendizado para os demais profissionais de suas unidades e assim fortaleçam a rede de saúde municipal.
Comunicação Social AMM
Responsável técnico: Hernandes Cruz / Jornalista MTB nº 2451/MT / Relações Públicas - Conrerp 6ª região nº 1782
Telefone: (65) 2123-1200 / (65) 65 9651-3855
E-mail: [email protected]
Redes Sociais: instagram: amm.mt / Facebook: amm.matogrosso
Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3920 Cuiabá - Mato Grosso - CEP 78049-938
Mín. 21° Máx. 25°