Nesta quarta-feira, o prefeito de Juara, Carlos Sirena, visitou a Aldeia Ytu Cachoeira, acompanhado pela secretária de Assistência Social, Cristina Mota, e pela promotora de Juara, Dra. Roberta Câmara. Eles foram verificar de perto a situação da aldeia, que, semanas atrás, sofreu com um incêndio que devastou praticamente toda a área ao redor.
O cacique Gilmar do Carmo Kutap Kayabi relatou os momentos difíceis enfrentados pela comunidade para recomeçar, uma vez que o incêndio causou perdas irreparáveis na flora e fauna. Ele agradeceu a presença das autoridades, destacando o trabalho do Ministério Público, representado pela promotora Roberta Câmara, que prontamente se mobilizou em apoio à comunidade. Gilmar também expressou gratidão pelo trabalho imediato da Assistência Social de Juara, essencial para favorecer a recuperação das atividades na aldeia.
A Secretaria de Agronegócio também teve um papel fundamental realizando um trabalho de correção do solo com tratores e grades aradoras, deixando preparado para o replantio de novas mudas e toda vegetação necessária.
A primeira-dama Silvia Sirena, que esteve na aldeia logo após o incêndio, demonstrou sua preocupação com a situação e gravou um vídeo mobilizando a sociedade e pedindo doações de mudas de árvores de todas as espécies para ajudar no reflorestamento da área afetada.
O prefeito Carlos Sirena manifestou satisfação em ver que a aldeia está superando as dificuldades e que as atividades estão sendo retomadas. Ele aproveitou a visita para expressar sua admiração pelas belezas naturais das cachoeiras no Rio dos Peixes, próximas à aldeia.
A promotora Roberta Câmara, em sua primeira visita à aldeia, destacou o prazer de conhecer a comunidade, especialmente após a tragédia das queimadas. Ela explicou que o Ministério Público foi acionado, e em parceria com a Prefeitura de Juara e a Secretaria de Assistência Social, foi proporcionado toda estrutura necessária aos brigadistas e voluntários que ajudaram no combate ao incêndio — um apoio fundamental na ocasião. Roberta também aproveitou a visita para conhecer as cachoeiras do Rio dos Peixes, expressando gratidão por poder contemplar uma natureza que deve ser preservada para as gerações presentes e futuras.
Comunicação Social AMM
Responsável técnico: Hernandes Cruz / Jornalista MTB nº 2451/MT / Relações Públicas - Conrerp 6ª região nº 1782
Telefone: (65) 2123-1200 / (65) 65 9651-3855
E-mail: [email protected]
Redes Sociais: instagram: amm.mt / Facebook: amm.matogrosso
Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3920 Cuiabá - Mato Grosso - CEP 78049-938
Mín. 22° Máx. 32°