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Ferrovia permitirá mais renda e competitividade ao agro de MT, destaca Deputado do Araguaia

Dr. Eugênio é autor da audiência pública que será realizada no dia 27/06, em Água Boa, para debater as oportunidades de negócios com a chegada da ferrovia.

04/06/2025 às 17h21
Por: Redação Fonte: Jonas Da Silva - Assessor
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DIOGO PALOMARES/Assessoria
DIOGO PALOMARES/Assessoria

O deputado Dr. Eugênio de Paiva (PSB) destacou a contribuição que a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) vai proporcionar ao agronegócio e produtos agrícolas quando instalada em Mato Grosso e chegar em Água Boa até 2028. Ele informou sobre o assunto à Imprensa na sessão desta quarta-feira (4/6), na Assembleia Legislativa.
O deputado é autor da audiência pública que será realizada no dia 27/06, em Água Boa (730 Km a Nordeste de Cuiabá), para debater as oportunidades de negócios com a chegada da ferrovia e preparar cidadãos e empresários do Araguaia sobre o assunto. O evento será das 9 horas às 16 horas, na Igreja Boa Semente, no município.
“O modal ferroviário é extremamente importante para a produção e a logística mato-grossense. A ferrovia vai tornar nossas commodities mais competitivas, e permitir que nossos produtores tenham produtos muito mais rentáveis”, destacou Dr. Eugênio, o Deputado do Araguaia.
Essa vantagem competitiva se deve ao fato de a ferrovia ter frete mais barato comparado com outros modais, como o rodoviário. O leilão para a concessão da ferrovia deverá ser realizado pelo Governo Federal no primeiro semestre de 2026.
Durante o dia da audiência em Água Boa será realizado paralelamente ainda o Fórum Logístico Ferroviário e Oportunidades Regionais.
A ferrovia quando instalada vai permitir a conexão com a Ferrovia Norte-Sul (Goiás, Tocantins e Maranhão) e com a Ferrovia Centro Atlântica (FCA), com trecho em Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Bahia. E vai permitir ainda a competitividade da produção agropecuária de Mato Grosso e da região MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Andamento da obra
A FICO atualmente está com 36% de execução, em andamento no município de Cocalinho (MT), divisa com o Estado de Goiás, no Vale do Araguaia. 
Uma base de uma ponte ferroviária está em construção também no rio das Mortes, entre os municípios de Cocalinho e Nova Nazaré. E cerca de 1.000 funcionários atuam na obra em Cocalinho e seu entorno.

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Eixo modal e a FICO

A Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) liga Mara Rosa (GO) a Água Boa (MT), com 363 Km. A Vale é a empresa responsável pela construção do trecho. 
As obras da ferrovia são executadas como parte da contrapartida da prorrogação antecipada do contrato de concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas à Vale.
A FICO é parte de um eixo logístico nacional Leste-Oeste de 2.700 Km. O modal ferroviário liga o Leste brasileiro do Oceano Atlântico ao Centro-Oeste, e atravessa os Estados da Bahia, Goiás e Mato Grosso, desde o porto Sul em Ilhéus (BA) a Lucas do Rio Verde (MT). Esse eixo compreende a FICO e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL).
A FICO em si é uma fração desse corredor ferroviário, com extensão total de 888 Km, e liga Mara Rosa (GO) a Luca do Rio Verde. Dos quais 363 Km da cidade goiana até Água Boa.

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Dr Eugênio - O Deputado do Araguaia

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